Foto: Prefeitura de Cruz Alta (Divulgação)
A secretária de Educação de Cruz Alta, Elizabeth Fontoura Dorneles, e a coordenadora Pedagógica Aline Rizzardi estiveram no Assentamento Fazenda Seival, na última quinta-feira, para conversar com a comunidade sobre a chegada de alunos na cidade. Nos últimos anos, muitos que moram próximo à escola têm preferido mandar os filhos para estudar em Cruz Alta, mesmo que o deslocamento seja maior do que até a instituição rural.
Os pais estiveram presentes em grande número para se manifestar a respeito da situação e colocar seu entendimento sobre a melhor solução.
A medida de retirar as crianças está prejudicando a escola, uma vez que há turmas com apenas dois alunos e que, por isso, funcionam de forma multisseriada. A comunidade definiu que a Secretaria de Educação deverá manter os alunos do local estudando na escola da localidade, próximo a sua residência, e que o transporte escolar leve para a cidade apenas os alunos do Ensino Médio.
Patrícia Lima é mãe de Guilherme, aluno do 4° ano, e afirma que manter os filhos estudando na comunidade auxilia no combate ao êxodo rural.
- A escola no meio rural é muito importante para que as crianças fiquem mais próximas dos valores que são ensinados no campo. No interior, o ensino é muito bom e é um incentivo para elas ficarem no meio rural, cuidar do campo e fazer a sucessão dos pais - avaliou a mãe.
São Pedro do Sul e São Vicente do Sul investem em cercamento eletrônico
Na oportunidade, a comunidade falou sobre as condições do transporte, da situação das estradas, e sobre a abordagem pedagógica e a importância que a escola tem para a sociedade local. Sobre as vias, a Secretária de Educação encaminhou solicitação de providências à Secretaria de Obras.
- O encontro foi produtivo, pois a presença das famílias e o diálogo com as mesmas nos permitiu perceber que desejam manter seus filhos na escola rural. Vejo na escola do campo a possibilidade dos alunos estarem próximos a sua realidade, além de conviver e discutir diariamente assuntos que são de sua vida cotidiana. A secretaria está sempre trabalhando e oferecendo as condições para a melhoria dos conteúdos pedagógicos e para atender à comunidade - destacou a coordenadora pedagógica Aline Rizzardi.
*Com informações da prefeitura de Cruz Alta